Paganini & Cia. Ltda.

PAGANINI - FONES ( 55) (11) 4640-2388 - paganini@paganini.com.br - Itaquaquecetuba - São Paulo - Brasil    voltar

FLORINDO                        FAUSTINO                                 ALMERINDO                           ADELINO

OS QUATRO SÓCIOS-FUNDADORES DA EMPRESA, E A GERIRAM ATÉ 1970

O Nome PAGANINI está ligado a uma tradição de mais de 60 anos no ramo de fabricação de telas metálicas e peneiras manuais para a lavoura, construção civil e garimpo. Essa atividade teve início desde que os fundadores, filhos de imigrantes italianos, que deixaram a lavoura em Itatiba, São Paulo, para onde haviam imigrado seus pais, vindos do Norte da Itália, os irmãos Faustino e Almerindo Paganini deram início ao seu próprio negócio, por volta de 1940. A partir de 1943, houve o ingresso de outro irmão, Florindo Paganini e mais tarde Adelino Paganini, na sociedade, e desde então o nome PAGANINI se firmou nesse ramo, e podemos nos orgulhar hoje de ser o mais antigo e tradicional nome no mercado de telas metálicas, arames, peneiras e tecidos sintéticos do Brasil. 

No início, essa indústria dedicava-se exclusivamente à fabricação e instalação de telas "oblongas" para estuques residenciais, e telas para alambrados, até por volta de 1948, quando se deu o início da fabricação de peneiras. Em 1949/50, foi importado o primeiro tear da França, para fabricação de tecidos em ferro galvanizado para montagem de peneiras manuais. A partir daí, a empresa iniciou uma fase de grande desenvolvimento e a indústria importou mais uma máquina da Alemanha. A partir desse tear, a empresa começou a produzir suas próprias máquinas, tanto teares de lançadeira como máquinas para tecelagem de alambrado. Por volta de 1959/60, a empresa estabeleceu-se na Penha, em São Paulo, e durante essa fase constituiu diversas subsidiárias como fábrica de calçados, cinemas, fábrica de ladrilhos, fábrica de canetas-tinteiro, fábrica de borracha, fábrica de sabão, investimentos no setor imobiliário, e também foram adquiridas as primeiras máquinas para tecelagem de telas hexagonais para aviários em geral e suinocultura.

Nos anos 70 foram desativados diversos setores do grupo por se tornarem improdutivos ou antieconômicos e houve também o falecimento dos sócios fundadores, e a nova geração, liderada pelo Eng. Dercio, passou a administrar a indústria

Em 1972 foi incorporada uma fábrica de telas tipo "deploye" (de metal expandido) para estuques e forrações, e essa indústria produzia também sarilhos para poço. Em 1974 foi comprado um terreno no bairro de Monte Belo, Itaquaquecetuba, São Paulo, e construída a nova fábrica, em amplo espaço, pois os novos diretores já previam um grande desenvolvimento do setor. A partir de 1999 todo o setor industrial foi transferido completamente de São Paulo para Itaquaquecetuba, ficando no antigo endereço apenas o escritório de vendas, um depósito fechado e o  setor tradicional de vendas a varejo.

Em 2006, houve uma reformulação total da sociedade, e o Eng. Dercio juntamente com seu filho, Eng. Maurício, continuaram com a firma Paganini & Cia. Ltda, e o endereço comercial passou para a Rua Suzano 201, no próprio bairro do Monte-Belo, em Itaquaquecetuba, São Paulo.

As indústrias PAGANINI, hoje produzem uma grande variedade de telas metálicas, monofilamentos de PE (polietileno) de alta densidade, tecidos sintéticos para mosquiteiros e fachadeiras para prédios em construção e quaisquer tipos de peneiras manuais para lavoura, uso doméstico, mineração, garimpagem e construção civil .

Atualmente exerce a direção da indústria, a terceira geração do nome PAGANINI, representada por,  Maurício, engenheiro mecânico. As indústrias PAGANINI hoje estão perfeitamente aptas e tecnicamente capacitadas para produzir quaisquer tipos de peneiras, telas metálicas ou sintéticas, bem como possuem tecnologia suficiente para construção de teares de lançadeira e máquinas para telas hexagonais, bem como todos os dispositivos para montagem de peneiras e manipulação de madeiras de pinho. Nossos produtos são encontrados em todos os estados do Brasil, inclusive, já fizemos diversas exportações de peneiras manuais, especiais para garimpo, e telas de metal expandido para diversos países da América do Sul, e para os Estados Unidos da América. Nas páginas seguintes poderão ser vistos nossos produtos, com descrição e dados técnicos dos mesmos. Esperando que nossas informações tenham sido de seu agrado, desde já agradecemos sua visita à nossa página e a atenção que nos foi dispensada, e colocamo-nos a sua inteira disposição para maiores esclarecimentos ou informações a nosso respeito e a respeito de nossos produtos.

                                  VOLTAR À PÁG. INICIAL